vault backup: 2025-11-11 10:35:58
This commit is contained in:
parent
1e3c7856ad
commit
e8677e4b95
13 changed files with 70 additions and 0 deletions
|
|
@ -46,3 +46,73 @@ return 0;
|
|||
|
||||
|
||||
```
|
||||
|
||||
## Tipos de dados
|
||||
|
||||
Aqui vão alguns tipos de dados fundamentais em C++:
|
||||
|
||||
| Tipo | Bytes | Intervalo | Uso |
|
||||
| ------ | ----- | -------------------- | ----------------------------- |
|
||||
| char | 1 | -128 a 127 | Um caractere |
|
||||
| int | 4 | -2.1 bi a 2.1 bi | Números inteiros |
|
||||
| float | 4 | 1.2×10⁻³⁸ a 3.4×10³⁸ | Decimais com precisão simples |
|
||||
| double | 8 | 1.2×10⁻³⁸ a 3.4×10³⁸ | Decimais com dupla precisão |
|
||||
| bool | 1 | true/false | Valores lógicos |
|
||||
### char
|
||||
|
||||
Este é utilizado para representar valores alfanuméricos unitários de forma que eles ocupem menos espaço, ocupando então apenas 1 byte na memória. Os símbolos compreendidos são os chamados **caracteres**: símbolos, letras e algarismos. todos esses caracteres são representações de números compreendidos internamente no intervalo de [-128,127]
|
||||
- char letra = 'A'
|
||||
- char número = '7'
|
||||
- char símbolo = '!'
|
||||
### string
|
||||
|
||||
Usado para representar textos, a diferença para o char é que ele armazena uma sequência de caracteres, e ocupa um número variado de bytes, enquanto o char só guarda 1 único caractere.
|
||||
- string = " Cale-se, cale-se , cale-se se não você me deixa looouco!"
|
||||
- string = "Ninguém tem paciência comigo..."
|
||||
- string = "Não contavam com minha astúcia!"
|
||||
### int
|
||||
Este representa os números compreendidos nos conjunto dos números inteiros (ℤ). O intervalo de números aceitos em compiladores varia de versão para versão mas usualmente o intervalo é de<u> 2.147.483.648</u> até<u> 2.147.483.647</u>. Ele ocupa geralmente 2 bytes de memória.
|
||||
- int = -1922
|
||||
- int = 44
|
||||
- int = 0
|
||||
|
||||
### unsigned / unsigned int
|
||||
Este é usado para representar valores compreendidos no conjunto dos números naturais (ℕ). Embora haja diferença entre compiladores , usualmente o intervalo de números aceitos é de 0 até <u>2.147.483.647</u>
|
||||
- unsigned = 9
|
||||
- unsigned = 1344
|
||||
- unsigned = 55
|
||||
|
||||
### short / short int
|
||||
Utilizado para representar valores com menos precisão que o **int** ,dependendo do compilador ele ocupa 2 bytes de memória
|
||||
|
||||
### long / long int
|
||||
Dependendo do compilador, ele é utilizado para representar valores com mais precisão do que o int, ele ocupa 4 bytes de memória r.
|
||||
|
||||
### long long / long long int
|
||||
Este traz uma precisão maior ainda do que o long dependendo do compilador, ele ocupa 8 bytes de memória.
|
||||
|
||||
### bool
|
||||
|
||||
Utilizado para representar valores lógicos que também recebem o nome de valores booleanos em referência a teoria de George Boole, os dois valores possíveis são true (verdadeiro) e false (falso). Estes dados geralmente são usados para representar o resultados de uma expressão condicional.
|
||||
- Pepsi > Coca-cola = true
|
||||
- 7 > 8 = false
|
||||
- 12 > 9 = true
|
||||
|
||||
### float
|
||||
Usado para representar valores que estão em ponto flutuante, apresenta uma precisão simples quando utilizado, ele consome 4 bytes de memória, dependendo do compilador, o intervalo de representações está compreendido entre `1.2×10⁻³⁸` até `3.4×10³⁸`
|
||||
|
||||
- float = 7.123
|
||||
- float = -34.90
|
||||
- float = 1.228272272772
|
||||
|
||||
### double
|
||||
Este apresenta uma dupla precisão de representação em comparação ao **float** para números flutuantes, consome 8 bytes , dependendo do compilador o intervalo compreendido está entre `1.2×10⁻³⁸` até `3.4×10³⁸`
|
||||
|
||||
### long double
|
||||
Este representa valores em ponto flutuante com uma precisão maior ainda do que o double, consome pelo menos 10 bytes.
|
||||
|
||||
|
||||
|
||||
|
||||
|
||||
|
||||
|
|
|
|||
Loading…
Add table
Add a link
Reference in a new issue