vault backup: 2025-11-11 10:35:58
|
Before Width: | Height: | Size: 22 KiB After Width: | Height: | Size: 22 KiB |
|
Before Width: | Height: | Size: 22 KiB After Width: | Height: | Size: 22 KiB |
|
Before Width: | Height: | Size: 7.8 KiB After Width: | Height: | Size: 7.8 KiB |
|
Before Width: | Height: | Size: 9.8 KiB After Width: | Height: | Size: 9.8 KiB |
|
Before Width: | Height: | Size: 13 KiB After Width: | Height: | Size: 13 KiB |
|
Before Width: | Height: | Size: 20 KiB After Width: | Height: | Size: 20 KiB |
|
Before Width: | Height: | Size: 21 KiB After Width: | Height: | Size: 21 KiB |
|
Before Width: | Height: | Size: 13 KiB After Width: | Height: | Size: 13 KiB |
|
Before Width: | Height: | Size: 110 KiB After Width: | Height: | Size: 110 KiB |
|
Before Width: | Height: | Size: 12 KiB After Width: | Height: | Size: 12 KiB |
|
Before Width: | Height: | Size: 9.7 KiB After Width: | Height: | Size: 9.7 KiB |
|
|
@ -46,3 +46,73 @@ return 0;
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
```
|
```
|
||||||
|
|
||||||
|
## Tipos de dados
|
||||||
|
|
||||||
|
Aqui vão alguns tipos de dados fundamentais em C++:
|
||||||
|
|
||||||
|
| Tipo | Bytes | Intervalo | Uso |
|
||||||
|
| ------ | ----- | -------------------- | ----------------------------- |
|
||||||
|
| char | 1 | -128 a 127 | Um caractere |
|
||||||
|
| int | 4 | -2.1 bi a 2.1 bi | Números inteiros |
|
||||||
|
| float | 4 | 1.2×10⁻³⁸ a 3.4×10³⁸ | Decimais com precisão simples |
|
||||||
|
| double | 8 | 1.2×10⁻³⁸ a 3.4×10³⁸ | Decimais com dupla precisão |
|
||||||
|
| bool | 1 | true/false | Valores lógicos |
|
||||||
|
### char
|
||||||
|
|
||||||
|
Este é utilizado para representar valores alfanuméricos unitários de forma que eles ocupem menos espaço, ocupando então apenas 1 byte na memória. Os símbolos compreendidos são os chamados **caracteres**: símbolos, letras e algarismos. todos esses caracteres são representações de números compreendidos internamente no intervalo de [-128,127]
|
||||||
|
- char letra = 'A'
|
||||||
|
- char número = '7'
|
||||||
|
- char símbolo = '!'
|
||||||
|
### string
|
||||||
|
|
||||||
|
Usado para representar textos, a diferença para o char é que ele armazena uma sequência de caracteres, e ocupa um número variado de bytes, enquanto o char só guarda 1 único caractere.
|
||||||
|
- string = " Cale-se, cale-se , cale-se se não você me deixa looouco!"
|
||||||
|
- string = "Ninguém tem paciência comigo..."
|
||||||
|
- string = "Não contavam com minha astúcia!"
|
||||||
|
### int
|
||||||
|
Este representa os números compreendidos nos conjunto dos números inteiros (ℤ). O intervalo de números aceitos em compiladores varia de versão para versão mas usualmente o intervalo é de<u> 2.147.483.648</u> até<u> 2.147.483.647</u>. Ele ocupa geralmente 2 bytes de memória.
|
||||||
|
- int = -1922
|
||||||
|
- int = 44
|
||||||
|
- int = 0
|
||||||
|
|
||||||
|
### unsigned / unsigned int
|
||||||
|
Este é usado para representar valores compreendidos no conjunto dos números naturais (ℕ). Embora haja diferença entre compiladores , usualmente o intervalo de números aceitos é de 0 até <u>2.147.483.647</u>
|
||||||
|
- unsigned = 9
|
||||||
|
- unsigned = 1344
|
||||||
|
- unsigned = 55
|
||||||
|
|
||||||
|
### short / short int
|
||||||
|
Utilizado para representar valores com menos precisão que o **int** ,dependendo do compilador ele ocupa 2 bytes de memória
|
||||||
|
|
||||||
|
### long / long int
|
||||||
|
Dependendo do compilador, ele é utilizado para representar valores com mais precisão do que o int, ele ocupa 4 bytes de memória r.
|
||||||
|
|
||||||
|
### long long / long long int
|
||||||
|
Este traz uma precisão maior ainda do que o long dependendo do compilador, ele ocupa 8 bytes de memória.
|
||||||
|
|
||||||
|
### bool
|
||||||
|
|
||||||
|
Utilizado para representar valores lógicos que também recebem o nome de valores booleanos em referência a teoria de George Boole, os dois valores possíveis são true (verdadeiro) e false (falso). Estes dados geralmente são usados para representar o resultados de uma expressão condicional.
|
||||||
|
- Pepsi > Coca-cola = true
|
||||||
|
- 7 > 8 = false
|
||||||
|
- 12 > 9 = true
|
||||||
|
|
||||||
|
### float
|
||||||
|
Usado para representar valores que estão em ponto flutuante, apresenta uma precisão simples quando utilizado, ele consome 4 bytes de memória, dependendo do compilador, o intervalo de representações está compreendido entre `1.2×10⁻³⁸` até `3.4×10³⁸`
|
||||||
|
|
||||||
|
- float = 7.123
|
||||||
|
- float = -34.90
|
||||||
|
- float = 1.228272272772
|
||||||
|
|
||||||
|
### double
|
||||||
|
Este apresenta uma dupla precisão de representação em comparação ao **float** para números flutuantes, consome 8 bytes , dependendo do compilador o intervalo compreendido está entre `1.2×10⁻³⁸` até `3.4×10³⁸`
|
||||||
|
|
||||||
|
### long double
|
||||||
|
Este representa valores em ponto flutuante com uma precisão maior ainda do que o double, consome pelo menos 10 bytes.
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
|
|
||||||