## Planejamento inicial e referências Neste arquivo consta meu planejamento inicial para a criação das artes do jogo Gregor Samsa Adventures. ## Ferramentas - Aseprite (Inicial) - Grid Sheet(Depois) ## Definições técnicas É necessário definir: - **Resolução interna:** Quantos px o game atualmente renderiza internamente ? - R: 640 x 480 px - **Definir tamanho do tile e dos sprites:** Isso é necessário para mais conforto programando hit-boxes e melhor relação proporcional entre objetos. - **Formato:** O ray-lib aseprite permite desenhar as coisas no aseprite e já mandar pra branch ## Tamanho do canvas interno - Imagino que o jogo deva rodar em fullscreen - Para isso, é preciso estudar e aplicar funções do raylib como o RenderTexture 2D que permitem um reescale perfeito para que os gráficos rodem de maneira lisa e sem esticar. - A resolução mais maneira nesse caso seria **480x270** ,pois 480x270 vezes 4= 1920x1080, proporcional e sem distorção. - Sprites = 32x32, Tile(Chão) 16x16 ## Referências ### Celeste (Melhor que achei) ![](https://i.pinimg.com/1200x/52/de/77/52de771aa173ab1593076e690882f57c.jpg) ![](https://i.pinimg.com/1200x/32/db/c3/32dbc36000cf54303cde2e3b8f07da99.jpg) - O Background de jogos de plataforma é muito importante, é a qualidade dele que define a qualidade da arte do Jogo - Celeste é inteligente em não usar contornos no background, a escolha por só usar luz e sombra deixa o visual mais clean e natural - É preciso observar sutis animações nos objetos de fundo, as animações discretas transmitem a sensação de um mundo vivo - Celeste muda bastante de paleta de cores pelo visto, e são cores geralmente saturadas, a variação de paletas da a sensação de jornada. Se for a mensagem de GSA, esse recurso de mudar a paleta de cores é indispensável. MAPAS - Oceano azul - Mob do peixe espada - Água doce (Esverdeado) - Mob Gaivota - Pode subir até a superfíce , mas se chegar na borda instakill da gaivota - No final tem o barco - Nazare segue o Gregor no ínicio e tem um confronto no barco, Nazaré é tímida e joga tinta no Gregor na batalha Interior do Barco dodói - Mapa fechado - Barco tamanho normal MAPA FINAL UFPA - Maciota vai tentar impedir que Gregor saia da água - Só o Gregor é mudo