6.2 KiB
Guia de C++
Este é um guia de estudos preparado por mim, com os materiais que a minha professora de Programação de computadores disponibilizou para a minha turma. Está é uma documentação de meus estudos e foi acurada por um iniciante, sempre confira informações importantes e se certifique de estudar com outros materiais de maior confiabilidade.
Materiais de referência
Básico
Estrutura
Está é a estrutura básica de um programa qualquer em C++:
#include <iostream>
using namespace std;
int main ()
{
return 0;
}
Oque cada coisa significa ?
#include <iostream> --> Aqui se declara as bibliotecas que serão utilizadas no programa, essa demarcação é feita pelo comando #includeno início do programa e a biblioteca, nesse caso a iostream, é posta entre os sinais de menor e maior : <>
using namespace std;--> O std;serve para dizer ao programa que tudo na biblioteca padrão de nomes reservados, a Standard= std, você estará utilizando. Caso você não use o using namespace std; você terá que por std::antes de cada comando básico em C++, como cin e cout. Ou seja, com ele você pode escrever as palavras reservadas sem o prefixo std::
std::cout -> Você terá que escrever isso sempre se não usar o comando
cout-> Mas usabdo ele, você pode simplesmente usar a palavra reservada que vai funcionar perfeitamente
int main ()-> É aqui que seu programa começa a rodar de verdade, este comando identifica o início de seu programa, a seguir, você irar por todas as instruções dentro do par de chaves {}, para que seja tudo executado perfeitamente
return 0;-> Este comando serve para sinalizar para o sistema operacional de que tudo dentro do código ocorreu bem e está tudo funcional, ele é utilizado praticamente sempre na função main() , mas também pode aparecer em outras funções. Alguns programas simples em C++ conseguem rodar tranquilamente sem que você deixe explícito o return 0;, isso por que nas versões mais recentes do C++ o compilador entende automaticamente que o return 0 está lá e roda o programa normalmente, somente em alguns casos onde o código é particularmente complexo que isso não funciona, mas como estamos no nível básico isso não nos convém agora. A principal razão pela qual é muito aconselhável usar o return 0; é por que isso é considerado uma boa prática, já que isso facilita a manutenção de um terceiro no seu código.
Aqui vai um exemplo reunindo todos estes conceitos
#include <iostream>
using namespace std;
int main()
{
cout<< "Olá mundo! Programar em C++ é melzinho na chupeta hehehe";
return 0;
}
Tipos de dados
Aqui vão alguns tipos de dados fundamentais em C++:
| Tipo | Bytes | Intervalo | Uso |
|---|---|---|---|
| char | 1 | -128 a 127 | Um caractere |
| int | 4 | -2.1 bi a 2.1 bi | Números inteiros |
| float | 4 | 1.2×10⁻³⁸ a 3.4×10³⁸ | Decimais com precisão simples |
| double | 8 | 1.2×10⁻³⁸ a 3.4×10³⁸ | Decimais com dupla precisão |
| bool | 1 | true/false | Valores lógicos |
char
Este é utilizado para representar valores alfanuméricos unitários de forma que eles ocupem menos espaço, ocupando então apenas 1 byte na memória. Os símbolos compreendidos são os chamados caracteres: símbolos, letras e algarismos. todos esses caracteres são representações de números compreendidos internamente no intervalo de [-128,127]
- char letra = 'A'
- char número = '7'
- char símbolo = '!'
string
Usado para representar textos, a diferença para o char é que ele armazena uma sequência de caracteres, e ocupa um número variado de bytes, enquanto o char só guarda 1 único caractere.
- string = " Cale-se, cale-se , cale-se se não você me deixa looouco!"
- string = "Ninguém tem paciência comigo..."
- string = "Não contavam com minha astúcia!"
int
Este representa os números compreendidos nos conjunto dos números inteiros (ℤ). O intervalo de números aceitos em compiladores varia de versão para versão mas usualmente o intervalo é de 2.147.483.648 até 2.147.483.647. Ele ocupa geralmente 2 bytes de memória.
- int = -1922
- int = 44
- int = 0
unsigned / unsigned int
Este é usado para representar valores compreendidos no conjunto dos números naturais (ℕ). Embora haja diferença entre compiladores , usualmente o intervalo de números aceitos é de 0 até 2.147.483.647
- unsigned = 9
- unsigned = 1344
- unsigned = 55
short / short int
Utilizado para representar valores com menos precisão que o int ,dependendo do compilador ele ocupa 2 bytes de memória
long / long int
Dependendo do compilador, ele é utilizado para representar valores com mais precisão do que o int, ele ocupa 4 bytes de memória r.
long long / long long int
Este traz uma precisão maior ainda do que o long dependendo do compilador, ele ocupa 8 bytes de memória.
bool
Utilizado para representar valores lógicos que também recebem o nome de valores booleanos em referência a teoria de George Boole, os dois valores possíveis são true (verdadeiro) e false (falso). Estes dados geralmente são usados para representar o resultados de uma expressão condicional.
- Pepsi > Coca-cola = true
- 7 > 8 = false
- 12 > 9 = true
float
Usado para representar valores que estão em ponto flutuante, apresenta uma precisão simples quando utilizado, ele consome 4 bytes de memória, dependendo do compilador, o intervalo de representações está compreendido entre 1.2×10⁻³⁸ até 3.4×10³⁸
- float = 7.123
- float = -34.90
- float = 1.228272272772
double
Este apresenta uma dupla precisão de representação em comparação ao float para números flutuantes, consome 8 bytes , dependendo do compilador o intervalo compreendido está entre 1.2×10⁻³⁸ até 3.4×10³⁸
long double
Este representa valores em ponto flutuante com uma precisão maior ainda do que o double, consome pelo menos 10 bytes.