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Guia de C++

Este é um guia de estudos preparado por mim, com os materiais que a minha professora de Programação de computadores disponibilizou para a minha turma. Está é uma documentação de meus estudos e foi acurada por um iniciante, sempre confira informações importantes e se certifique de estudar com outros materiais de maior confiabilidade.

Materiais de referência

Básico

Estrutura

Está é a estrutura básica de um programa qualquer em C++:

#include <iostream>
using namespace std;
int main () 
{
     return 0;
     }

Oque cada coisa significa ?

#include <iostream> --> Aqui se declara as bibliotecas que serão utilizadas no programa, essa demarcação é feita pelo comando #includeno início do programa e a biblioteca, nesse caso a iostream, é posta entre os sinais de menor e maior : <>

using namespace std;--> O std;serve para dizer ao programa que tudo na biblioteca padrão de nomes reservados, a Standard= std, você estará utilizando. Caso você não use o using namespace std; você terá que por std::antes de cada comando básico em C++, como cin e cout. Ou seja, com ele você pode escrever as palavras reservadas sem o prefixo std::

std::cout -> Você terá que escrever isso sempre se não usar o comando 
cout-> Mas usabdo ele, você pode simplesmente usar a palavra reservada que vai funcionar perfeitamente 

int main ()-> É aqui que seu programa começa a rodar de verdade, este comando identifica o início de seu programa, a seguir, você irar por todas as instruções dentro do par de chaves {}, para que seja tudo executado perfeitamente

return 0;-> Este comando serve para sinalizar para o sistema operacional de que tudo dentro do código ocorreu bem e está tudo funcional, ele é utilizado praticamente sempre na função main() , mas também pode aparecer em outras funções. Alguns programas simples em C++ conseguem rodar tranquilamente sem que você deixe explícito o return 0;, isso por que nas versões mais recentes do C++ o compilador entende automaticamente que o return 0 está lá e roda o programa normalmente, somente em alguns casos onde o código é particularmente complexo que isso não funciona, mas como estamos no nível básico isso não nos convém agora. A principal razão pela qual é muito aconselhável usar o return 0; é por que isso é considerado uma boa prática, já que isso facilita a manutenção de um terceiro no seu código.

Aqui vai um exemplo reunindo todos estes conceitos
#include <iostream>
using namespace std;
int main()
{
cout<< "Olá mundo! Programar em C++ é melzinho na chupeta hehehe";
return 0;
}


Tipos de dados

Aqui vão alguns tipos de dados fundamentais em C++:

Tipo Bytes Intervalo Uso
char 1 -128 a 127 Um caractere
int 4 -2.1 bi a 2.1 bi Números inteiros
float 4 1.2×10⁻³⁸ a 3.4×10³⁸ Decimais com precisão simples
double 8 1.2×10⁻³⁸ a 3.4×10³⁸ Decimais com dupla precisão
bool 1 true/false Valores lógicos

char

Este é utilizado para representar valores alfanuméricos unitários de forma que eles ocupem menos espaço, ocupando então apenas 1 byte na memória. Os símbolos compreendidos são os chamados caracteres: símbolos, letras e algarismos. todos esses caracteres são representações de números compreendidos internamente no intervalo de [-128,127]

  • char letra = 'A'
  • char número = '7'
  • char símbolo = '!'

string

Usado para representar textos, a diferença para o char é que ele armazena uma sequência de caracteres, e ocupa um número variado de bytes, enquanto o char só guarda 1 único caractere.

  • string = " Cale-se, cale-se , cale-se se não você me deixa looouco!"
  • string = "Ninguém tem paciência comigo..."
  • string = "Não contavam com minha astúcia!"

int

Este representa os números compreendidos nos conjunto dos números inteiros (). O intervalo de números aceitos em compiladores varia de versão para versão mas usualmente o intervalo é de 2.147.483.648 até 2.147.483.647. Ele ocupa geralmente 2 bytes de memória.

  • int = -1922
  • int = 44
  • int = 0

unsigned / unsigned int

Este é usado para representar valores compreendidos no conjunto dos números naturais (). Embora haja diferença entre compiladores , usualmente o intervalo de números aceitos é de 0 até 2.147.483.647

  • unsigned = 9
  • unsigned = 1344
  • unsigned = 55

short / short int

Utilizado para representar valores com menos precisão que o int ,dependendo do compilador ele ocupa 2 bytes de memória

long / long int

Dependendo do compilador, ele é utilizado para representar valores com mais precisão do que o int, ele ocupa 4 bytes de memória r.

long long / long long int

Este traz uma precisão maior ainda do que o long dependendo do compilador, ele ocupa 8 bytes de memória.

bool

Utilizado para representar valores lógicos que também recebem o nome de valores booleanos em referência a teoria de George Boole, os dois valores possíveis são true (verdadeiro) e false (falso). Estes dados geralmente são usados para representar o resultados de uma expressão condicional.

  • Pepsi > Coca-cola = true
  • 7 > 8 = false
  • 12 > 9 = true

float

Usado para representar valores que estão em ponto flutuante, apresenta uma precisão simples quando utilizado, ele consome 4 bytes de memória, dependendo do compilador, o intervalo de representações está compreendido entre 1.2×10⁻³⁸ até 3.4×10³⁸

  • float = 7.123
  • float = -34.90
  • float = 1.228272272772

double

Este apresenta uma dupla precisão de representação em comparação ao float para números flutuantes, consome 8 bytes , dependendo do compilador o intervalo compreendido está entre 1.2×10⁻³⁸ até 3.4×10³⁸

long double

Este representa valores em ponto flutuante com uma precisão maior ainda do que o double, consome pelo menos 10 bytes.