ESTUDOS/CATOLICISMO /LECTIO DIVINA /Dia 7 de Novembro de 2025.md

27 lines
3.2 KiB
Markdown

## | Introdução Messiânica | São Marcos 1-2 | Salmo 11
### Mc 1,1-8| João Batista
Creio que essa passagem nos revela o mistério das profecias de Deus. O profeta Isaías a incontáveis anos antes haviam escrito, iluminado por Deus, a profecia do percussor de Jesus, o Cristo. Não foi nada combinado. Em tempos remotos e distantes isso aconteceu, coincidência ? Acreditar que possa ser o caso me parece difícil, mas para aqueles que não tem o dom divino da fé, é a única opção. Este dom não o temos por mérito, ao contrário, o temos por infusão do Espírito Santo, esta é uma obra divina, que hoje habita no meu coração e de tantos outros irmãos e irmãs em Cristo. A parte mais fascinante porém é o fato de que este mesmo Espírito divino é o mesmo que outrora esteve como guia de Isaías, o mesmo que esteve com João Batista no deserto. Isso me faz pensar em como Deus é coerente ao longo do tempo humano, o cronológico. As profecias se realizaram todas, perfeitamente, isso sem dúvidas é um milagre para se contemplar no silêncio do nosso ser. Deus disse e cumpriu como havia dito, sem subtração, mas com muitas adições maravilhosas. Sabíamos que o Redentor viria, mas esperar algo tão incrível quanto Jesus estava fora do alcance da imaginação humana.
As vezes pensamos que se estivéssemos com Cristo em seu tempo aqui na terra, seríamos fiéis e justos com ele, a maioria dos cristãos acredita nisso pelo menos, pois, até meso um ateu ou pagão poderia dizer
"Não creio em Deus pois só acredito no que eu vejo e toco, se seu Deus viesse até mim e fizesse cair uma chuva de fogo do céu, falasse comigo ao vivo e cores, ou qualquer coisa miraculosa diante dos meus olhos eu acreditaria. Ora, que sentido tem crer no que não se nem comprovar a existência no plano material ? "
Mas nos lembremos, ao menos nós que professamos a fé no Salvador, São pedro estava no barco junto aos apóstolos, Jesus o convidou a se juntar a Ele e andar sobre as águas. Pedro foi até Cristo, e por instante vacilou na sua fé, sendo socorrido pelo Filho de Deus.
"Homem de pequena fé, por que você duvidou?"
Nisto reflita, aqueles que estavam com Jesus, mesmo aós virem todas as suas **maravilhas aqui no plano material, com seus próprios olhos** ainda podiam sim não ter fé e desacreditar no Cristo. Afinal, os discípulos de Emaús, também já haviam perdido a fé e por isso não enxergavam o ressuscitado.
Há uma verdade aqui irmãos.
Não há nada que petrifique, que retire a humanidade, que anule a razão e cegue os olhos dos Homens que a falta de fé. Este é o maior mal que um homem pode ter em si, mas do qualquer doença que dilacere a Carne. Pois sem a fé, o rosto de Deus se oculta diante nós. Ele nos vê, mas nós não o vemos.
Então, da mesma forma que Deus cumpriu suas promessas redentoras, como visto em Isaías e João Batista, tenhamos fé forte e determinada em todas as outras que o Pai nos fez, pois todas elas se realizaram, pelo poder do seu doce amor e da sua incomparável ternura para com a humanidade.
Mt 28:20b
"Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos"
Viva ao Cristo Rei nas alturas e paz na terra pelos homens por ele amado!