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## Planejamento inicial e referências
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Neste arquivo consta meu planejamento inicial para a criação das artes do jogo Gregor Samsa Adventures.
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## Ferramentas
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- Aseprite (Inicial)
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- Grid Sheet(Depois)
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## Definições técnicas
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É necessário definir:
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- **Resolução interna:** Quantos px o game atualmente renderiza internamente ?
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- <font color="#00b050">R: </font>640 x 480 px
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- **Definir tamanho do tile e dos sprites:** Isso é necessário para mais conforto programando hit-boxes e melhor relação proporcional entre objetos.
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- **Formato:** O ray-lib aseprite permite desenhar as coisas no aseprite e já mandar pra branch
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## Tamanho do canvas interno
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- Imagino que o jogo deva rodar em fullscreen
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- Para isso, é preciso estudar e aplicar funções do raylib como o RenderTexture 2D que permitem um reescale perfeito para que os gráficos rodem de maneira lisa e sem esticar.
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- A resolução mais maneira nesse caso seria **480x270** ,pois 480x270 vezes 4= 1920x1080, proporcional e sem distorção.
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- Sprites = 32x32, Tile(Chão) 16x16
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## Referências
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### Celeste (Melhor que achei)
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- O Background de jogos de plataforma é muito importante, é a qualidade dele que define a qualidade da arte do Jogo
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- Celeste é inteligente em não usar contornos no background, a escolha por só usar luz e sombra deixa o visual mais clean e natural
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- É preciso observar sutis animações nos objetos de fundo, as animações discretas transmitem a sensação de um mundo vivo
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- Celeste muda bastante de paleta de cores pelo visto, e são cores geralmente saturadas, a variação de paletas da a sensação de jornada. Se for a mensagem de GSA, esse recurso de mudar a paleta de cores é indispensável.
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MAPAS
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- Oceano azul - Mob do peixe espada
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- Água doce (Esverdeado) - Mob Gaivota - Pode subir até a superfíce , mas se chegar na borda instakill da gaivota - No final tem o barco
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- Nazare segue o Gregor no ínicio e tem um confronto no barco, Nazaré é tímida e joga tinta no Gregor na batalha
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Interior do Barco dodói
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- Mapa fechado
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- Barco tamanho normal
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MAPA FINAL UFPA
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- Maciota vai tentar impedir que Gregor saia da água
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- Só o Gregor é mudo
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