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Planejamento inicial e referências

Neste arquivo consta meu planejamento inicial para a criação das artes do jogo Gregor Samsa Adventures.

Ferramentas

  • Aseprite (Inicial)
  • Grid Sheet(Depois)

Definições técnicas

É necessário definir:

  • Resolução interna: Quantos px o game atualmente renderiza internamente ?
  • R: 640 x 480 px
  • Definir tamanho do tile e dos sprites: Isso é necessário para mais conforto programando hit-boxes e melhor relação proporcional entre objetos.
  • Formato: O ray-lib aseprite permite desenhar as coisas no aseprite e já mandar pra branch

Tamanho do canvas interno

  • Imagino que o jogo deva rodar em fullscreen
  • Para isso, é preciso estudar e aplicar funções do raylib como o RenderTexture 2D que permitem um reescale perfeito para que os gráficos rodem de maneira lisa e sem esticar.
  • A resolução mais maneira nesse caso seria 480x270 ,pois 480x270 vezes 4= 1920x1080, proporcional e sem distorção.
  • Sprites = 32x32, Tile(Chão) 16x16

Referências

Celeste (Melhor que achei)

  • O Background de jogos de plataforma é muito importante, é a qualidade dele que define a qualidade da arte do Jogo
  • Celeste é inteligente em não usar contornos no background, a escolha por só usar luz e sombra deixa o visual mais clean e natural
  • É preciso observar sutis animações nos objetos de fundo, as animações discretas transmitem a sensação de um mundo vivo
  • Celeste muda bastante de paleta de cores pelo visto, e são cores geralmente saturadas, a variação de paletas da a sensação de jornada. Se for a mensagem de GSA, esse recurso de mudar a paleta de cores é indispensável.

MAPAS

  • Oceano azul - Mob do peixe espada
  • Água doce (Esverdeado) - Mob Gaivota - Pode subir até a superfíce , mas se chegar na borda instakill da gaivota - No final tem o barco
  • Nazare segue o Gregor no ínicio e tem um confronto no barco, Nazaré é tímida e joga tinta no Gregor na batalha

Interior do Barco dodói

  • Mapa fechado
  • Barco tamanho normal

MAPA FINAL UFPA

  • Maciota vai tentar impedir que Gregor saia da água

  • Só o Gregor é mudo